domingo, 15 de agosto de 2010

O que é ser XX?

Você nasceu com dois cromossomos X, um veio do papai e outro da mamãe. Muito provavelmente seu enxoval quando bebê era todo rosa. Sua mãe usava lacinhos e babadinhos em suas roupinhas. Você tinha uma lancheira cor de rosa. Seus cadernos tinham bichinhos na capa. Depois, eram meninos bonitos que estampavam seus cadernos e as parede do seu quarto. Você aprendeu a usar sutiã, absorventes, ter cólica, fofocar com as amigas, fazer pulseirinhas da amizade. Fugir dos meninos no recreio era uma grande diversão.

Mas... Você também brincou muito de "Power Rangers" e "Tartarugas Ninjas" com os meninos. Tudo bem, você era a "Power Ranger" rosa e a April, a jornalista bonitinha que ajudava os "tartarugos". Seu uniforme tinha um certo desgaste nos joelhos por cair enquanto corria brincando de pega-pega na hora do recreio. Os meninos às vezes conversavam para decidir se você ia poder brincar com eles ou não, e às vezes usavam a frase "Ela menina mas é legal.".

Os tempos passaram e você às vezes tem a sensação de que, por mais que lhe falte o "Y" que os meninos tem, os seus dois cromossomos "X" não assim tão femininos. As meninas da sua idade passam horas a fio fazendo escova no cabelo. Você, nunca pensou em comprar um secador. Elas contam sobre uma mega promoção da loja "XYZWQA" e você nem sabe que loja é essa. Quando escuta os preços da promoção, pensa que é muito feliz comprando camisetas na Galeria do Rock ou blusinhas na C&A. Você nem sabe direito os nomes de todos os aparatos do reboque, digo, maquiagem. Basicamente, quando você não acorda atrasada, passa um protetor solar, rímel, batom e sai.

Se você se identificou... Não se preocupe. Por algum tempo durante minha adolescência eu achei que estava errada e deveria ser mais vaidosa, ter uma maleta de maquiagem, ter nojinhos de botecos e achar roupas caríssimas um luxo. Eu tentei, mas não consegui. Não há o que me faça decorar e muito menos usar 27 cosméticos todos os dias, deixar de frequentar locais onde o preço da cerveja é inferior a 5 reais, falar palavrão e pagar absurdos em pedaços de pano.

Porque eu nasci assim, XX. Ir pro boteco com meus amigos é uma das minhas diversões preferidas. Não me importo com o fato deles arrotarem, falarem palavrão e chamarem o ato sexual de "comer". E nem poderia, pois faço o mesmo. Mas também vivo de regime e troco dicas com minhas amigas. Demoro no banho, fico um tempo considerável pensando em que roupa usar quando vou sair. Depois que escolho, visto a roupa, passo meus aproximadamente cinco itens de maquiagem, dou uma ajeitadinha no cabelo... E coloco meu tênis. E eu sou feliz assim, como uma pessoa um vez, numa balada em que todas as mulheres usam salto alto, apontou: "Aquela... A Menina de Tênis.".

Um comentário:

  1. Gente. Vc sou eu!

    Tá, eu traí o movimento, véi: comprei um secador de cabelo. E fiz um curso de automaquiagem, pra tentar fazer o "ato" de me preparar pra uma festa um pouco menos alienígena. Mas continuo usando só delineador e rímel.

    =D

    ResponderExcluir