domingo, 22 de agosto de 2010

Mulher, que dizer, cabelo de fases

Uma das grandes preocupações do público feminino é aquilo que elas têm na cabeça. Pois é, os cabelos. Loiros, castanhos, ruivos, coloridos, com luzes... Uma infinidade de variações de cores. Feitas pelo papai e a mamãe ou pelo cabelereiro. Mas, hoje em dia é muito difícil ver mulheres que assumam o tipo de cabelo com o qual nasceram. Principalmente quanto ao tipo: liso, ondulado, cacheado, afro... E todos os estágios intermediários entre um e outro. (Dá-lhe chapinha, escova progressiva, definitiva, de chocolate, doce de leite, chantilly... Nada como doces pra fisgar a atenção feminina!)

Meu cabelo, assim como o de muitas meninas, nunca se deciciu. Nasci com os cabelos bem escuros e lisinhos. Quando criança, eles eram lisos e loiros, e foram se tornando castanhos com o tempo. Lá pela início/meio da minha adolescência eu me encontrava com cabelos castanhos, compridos e cacheados. Eu não sei como, mas eu simplesmente passava algum creme pra penter ou algo que o valha e ele ficava encaracoladinho. O que, devido ao meu gosto musical me rendeu o apelido de Alanis (sim, Morissette).

Depois de um tempo, acho que lá pelos 18 anos, os cachinhos não queriam mais se entender e se recusavam a se alisarem de vez. Ou seja, meu cabelo ficou indefinível. Aos poucos meus cabelos foram cedendo às minha preces e se tornaram algo como um ondulado domado. E, nessa época da minha vida eu decidi que queria ser "aquela menina lá, de cabelo vermelho" e não "a gordinha" e então, pintei aquele baita cabelão de ruivo. É claro que fiz a maior cagada da primeira vez e acabei ficando com os cabelos e os pelinhos das costas vermelhinhos. Fui pegando prática com o tempo.

Mais alguns aninhos se passaram, e lá pelo primeiro ano da faculdade enjoei do cabelão comprido que mantive por tantos anos e pedi pra minha irmã, que nasceu com o talento de cortar o próprio cabelo sem fazer desastre, que cortasse o meu na altura do pescoço. Claro que percebi que o talento dela era mais nos cabelos da sua cabeça, pois eu acabei ficando com um formato pirâmide. Fui na cebelereira pra dar um retoque... Melhorou um pouco. Mas, teimosos que são, meus cabelos se viram mais leves e decidiram que queriam se cachear de novo. O único problema é que aparentenmente eles não se lembravam mais como fazê-lo.

E assim eu vivi por muito tempo com os cabelos presos e trancafiados. Conforme eles foram crescendo e eu conseguindo segurar sua rebeldia, ele foi voltando ao estado "eu num sei bem o que sou, mas não sou uma vassoura de palha". Eu decidi que queria deixar novamente ele crescer, mas o problema é que a lerdeza com que meus cabelos crescem faz com que eu acabe enjoando da minha cara no espelho, pois pareço estar sempre igual.

ADENDO: Eu nunca consegui manter muito tempo o cabelo igual, até já inventei de pintar as pontas de azul e fazer luzes.

Bom, chamei a cabelereira e expliquei a situação. Disse que queria deixar crescer mas que estava enjoada do mesmo corte de sempre. Quando lavei o cabelo depois do corte e deixei secar livremente me assustei. Achei que tivesse me tornado uma versão ruiva do Bon Jovi em sua época "cabelo poodle". O cabelo ficou novamente mais leve mas não conseguia cachear direito, se tornando armado e perigoso. Justo quando eu estava conseguindo voltar a usar os cabelos soltos...

Então corri para a farmácia e achei minha solução: ativador de cachos!!! Pra relembrar meu cabelo como fazer cachinhos, segurando o volume, mantendo meus cabelos compridos e conseguindo usá-los soltos. Fui pra casa pedindo ao deus capilar que funcionasse.

Não tenho muito paciência pra experimentar muitos produtos e nem dinheiro pra gastar com isso. Então fiz um mix do creme para pentear que eu já estava acostumada, aquele vermelhinho da Loreal da embalagem vermelha que é para cabelos tingidos (ah! Porque eu continuo usando a tática de ser ruiva pra esse ser meu "ponto de referência".) com um da Garnier Fructis que é um tal "leite para pentear" para cabelos cacheados. E num é que eu gostei? E aí vai minha dica, rápido, barato e eficiente para quem tem um cabelo indeciso, pouca paciência e pouco dinheiro pra gastar com esses produtos.

Até o próximo "drama" dessa vida de menina... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário